terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dica Do Verão: Superaquecimento nos consoles

Superaquecimento

Quem apostou nas primeiras versões do Xbox 360 e do PS3 sabe bem que problemas como o 3RL, o RROD e o YLOD eram mais amedrontadores que os chefes dos jogos. Apesar de nem sempre indicar o superaquecimento, muitas vezes um erro em um componente era agravado com temperaturas elevadas, o que acabava danificando permanentemente a peça.
Quais problemas técnicos os novos consoles poderão enfrentar? [enquete] 
Com a chegada de novos aparelhos (e novos firmwares), muitos desses inconvenientes ficaram no passado, mas é claro que problemas de superaquecimento podem reaparecer nos consoles de nova geração. Estamos tratando de componentes de computadores (APUs AMD) dentro de caixas menores.
Ainda não tivemos a oportunidade de visualizar o interior do PlayStation 4, mas, de acordo com as especificações, ele é mais poderoso (e deve esquentar mais). Acreditamos que a Sony tenha preparado um cooler eficiente, mas não podemos saber como a APU opera e quais são as temperaturas ideais para longos períodos de jogatina.
O superaquecimento pode acontecer quando algum jogo mais robusto está em execução (e o PS4 terá muitos games desse tipo). Devemos considerar ainda a questão do local onde o jogador reside, o que pode atrapalhar na refrigeração e operação do console.
Quais problemas técnicos os novos consoles poderão enfrentar? [enquete] 
O caso do Xbox One é complicado. Inicialmente, o sistema de refrigeração do console (que já está em produção há algum tempo) foi projetado para atuar com uma CPU de 1,6 GHz e uma GPU de 800 MHz. Para continuar na competição, a Microsoft resolveu elevar os clocks da CPU para 1,75 GHz (aumento de 10%) e da GPU para 853 MHz (aumento de 6%).
Essa turbinada pode parecer ser uma grande vantagem, afinal você tem algo entre 5 e 10% a mais de desempenho sem precisar gastar nada. A APU da AMD aguenta perfeitamente rodar com frequências ainda mais elevadas, porém em momento algum foi noticiado que haveria alguma mudança no sistema de dissipação do video game.
Bom, não somos engenheiros de console e não duvidamos da capacidade dos profissionais da Microsoft (que mostraram genialidade ao bolar o 3RL e o RROD), mas temos conhecimento de causa de que um simples overclock de 10% pode — e vai! — acarretar na geração de mais calor e, consequentemente, no acréscimo da temperatura.
Quais problemas técnicos os novos consoles poderão enfrentar? [enquete] 
Talvez, o cooler e as ventoinhas (a principal é monstruosa) do Xbox One sejam suficientes para refrigerar os componentes de hardware, mas novamente devemos notar que isso pode virar um problema maior para jogadores que residem em regiões mais quentes ou com grande quantidade de poeira.

O ideal é deixar que o console fique em um lugar bem arejado, sem muita poeira e que seja limpo e cuidado sempre para que nao acumule poeira nas entradas e/ou saídas de ar.

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