domingo, 2 de março de 2014

Fim da Black Friday? Brasil terá novo dia de superdescontos e promoções

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Para os consumidores que ainda não estão satisfeitos com a Black Friday brasileira, eis uma boa notícia: empresas e organizações que participam do evento, que acontece há três anos no mês de novembro no Brasil, se preparam para abandonar a data e transferi-la para o começo do ano. De acordo com informações do site Baguete, a ideia é que esse dia voltado para superpromoções no e-commerce nacional aconteça no dia 19 de março, data batizada de Dia do Consumidor no Brasil. 

O projeto foi criado pelo Buscapé, que vai investir R$ 15 milhões na criação da nova data. A proposta já é apoiada por vários órgãos ligados ao comércio eletrônico nacional e diversos varejistas, entre eles as lojas Americanas.com, Casas Bahia, Centauro, Dell, Extra, Magazine Luiza, Marisa, Netshoes, Pontofrio, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino e Walmart.com. Todas já fazem parte do grupo que pretende acabar com a Black Friday brasileira, que nos últimos tempos recebeu o apelido de "Black Fraude" por conta do número de reclamações e preços enganosos praticados por vários sites. 

De acordo com Rodrigo Borer, CEO da Buscapé Company, a liquidação deve se repetir anualmente, sempre em uma quarta-feira depois ou no próprio dia 15 de março - a data é conhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Consumidor, criada para lembrar os direitos de quem compra. "Assim como a Black Friday, a data trará inúmeras promoções em lojas online, com descontos expressivos, ajudando a alavancar as vendas no começo do primeiro semestre, período tradicional de retração do consumo", disse o executivo. 

A iniciativa também conta com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Até o momento não se sabe como vão funcionar as promoções e descontos que serão ofertados na data escolhida pelas companhias. 

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