segunda-feira, 3 de março de 2014

Canal da Nintendo voltado para meninas no Youtube causa indignação entre girl gamers

imagem


Recentemente, a Nintendo lançou um canal no YouTube chamado Nintendo Girls Club, que segundo eles é voltado para o publico gamer feminino. No entanto, esse canal tem causado certa indignação por jogadores do sexo feminino e masculino, que acusam o canal de ser estereotipado e de mente fechada. 

O canal de vídeos semanais mostra as novidades e tendências voltadas para mulheres no mundo gamer, com a atriz britânica Jorgie Porter apresentando os vídeos, em seu quarto super fofo, onde ela joga Animal Crossing: New Leaf e mostra como você pode decorar a sua casa e enche-la de rosa, e então fazer compras em uma boutique, como se essa fosse a realidade do mundo gamer feminino. Números indicam que 46% dos compradores de games atualmente são mulheres, e desses números, 31% são mulheres adultas. Ainda assim, a cultura gamer que é historicamente masculina, acha que mulheres e vídeo games são coisas que não combinam. Por isso que sem surpresas o canal está causando essa indignação. 

 

Algumas meninas inclusive falaram com o Yahoo Shine, que publicou uma matéria sobre o assunto, onde uma das meninas disse que se sentiu envergonhada de ter assistido ao Nintendo Girls Club. 

Outra moça, Jenny Haniver, fundadora da comunidade dedicada a gamers do sexo feminino, Not In the Kitchen Anymore, disse: "Muitas empresas de videogames querem atender a mulheres, mas eles não sabem como. Só que você não pode simplesmente pintar tudo de rosa e adicionar pôneis e um shopping e esperar que as meninas fiquem animadas". 

O número de garotas gamers que gostam de rosa, compras e todas essas fofurices é muito baixo, a maioria gosta dos mesmos jogos que os homens, por isso essa atitude é totalmente compreensível. O canal Nintendo Girls Club deve servir como um porto seguro para as mulheres ganharem confiança como jogadoras e não acharem que só porque são meninas tudo tem que rosa, fofo e colorido. E futuramente quem sabe, após toda essa indignação, a Nintendo não abranja mais títulos no canal e de uma forma menos sexista, não é verdade? Afinal, sou mulher, fã da Nintendo e jogos excessivamente fofos não são muito bem a minha praia, e nem das outras milhões de garotas que gostam de vídeo game por aí.] 

A nintendo se pronunciou ao assunto, e disse que o que ela fez foi colocar em um canal oque as garotas gamers gostam, e ela pretende continuar o canal com mario bros, mostrando como jogar com a peach.

Nenhum comentário: