domingo, 1 de novembro de 2015

Preview: Yo-kai Watch

A Nintendo têm uma grande relação de jogos que se tornaram transmídia - isto é, se tornaram um fenômeno forte o suficiente para aparecer em outras mídias de comunicação - e garantiram uma grande margem de lucro em merchanding. Pokémon é o maior exemplo disto, onde além dos games, surgiram animes, mangás, filmes e brinquedos que permitiram elevar o nome da franquia para além do que os jogos eletrônicos poderiam.

Em 2013, Youkai Watch foi lançado no Japão, ganhando uma repercussão instantânea a ponto de também se tornar uma franquia transmídia e repleta de produtos para o público infantil, chegando até mesmo a ser considerado "o Pokémon da nova geração". E após o anúncio de outros 3 jogos na sequência para o público japonês, finalmente a Level-5 e a Nintendo trarão o primeiro jogo para o ocidente, com o nome de Yo-kai Watch.

Eu vejo gente morta... ou melhor: youkais


Um certo dia, enquanto procurava por insetos na floresta, o jovem Natham Adams (Keita Amano, no Japão) encontrou uma pequena máquina de caça-níquel. Ao tentar abrir uma capsula, um youkai (uma criatura sobrenatural do folclore japonês) chamado Whisper aparece para lhe dar um relógio, chamado de Yo-Kai Watch. Ao usá-lo, Natham consegue enxergar youkais maléficos que estão perturbando as pessoas.




De uma forma resumida, Yo-kai Watch é um jogo de RPG onde o jogador controla Natham em Sakura Town, podendo explorá-la e encontrar novos youkais para fazer amizade. O game segue a mesma fórmula de sucesso de Pokémon, onde o jogador controla um time de monstrinhos, os evoluindo e ganhando novas habilidades. A diversão também fica por conta da história, que contém um enredo divertido e engraçado. Parece até uma mistura bem sucedida de elementos de Professor Layton e Inazuma Eleven.

Traços de anime fofinhos


Uma das características mais fortes de Yo-kai Watch é que o jogo possui traços característicos de animações japonesas. Tudo é muito colorido, e os personagens são carismáticos. O gato Jibanyan, por exemplo, se tornou uma das marcas da franquia devido a sua personalidade e seu jeito "fofinho", semelhante a fama que Pikachu ganhou com Pokémon.



Os gráficos do jogo são um detalhe a parte. Não é a toa que o jogo possui em torno de 800 Mb, afinal, o game possui modelos em 3D muito bem trabalhados, incluindo uma cidade inteira que pode ser explorada, ganhando um alto nível de imersão.




Os recursos do 3DS não foram esquecidos


Yo-kai Watch exige que o jogador utilize diversos recursos do 3DS. Ao enfrentar um inimigo, o jogador deve comandar um time de youkais com quem fez amizades, e alguns ataques exigem que o jogador rabisque ou pressione a tela rapidamente. Em outros momentos, o jogador terá de usar o acelerômetro para mirar um ataque no inimigo.

Uma pequena roda na touch-screen também permite que o jogador troque o time atual de youkais através de um formato em fila, dando um "pulo" para a esquerda ou direita conforme o controle da roda. Isto é algo bem específico do jogo, e exige que o jogador pense com calma a ordem em que está montando o seu time.



Procurar por novos youkais também não é uma tarefa fácil. Ao chegar perto de um, o jogador deverá ativar seu relógio e procurar, com calma, o local exato onde o youkai se esconde utilizando o acelerômetro do portátil.

Tá chegando!


Yo-kai Watch será lançado para o 3DS na América do Norte no dia 6 de novembro.

Assista abaixo um de seus trailers oficiais.


por inuyasha302, fonte: Nintendo

Nenhum comentário: