quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Japão pretende colocar internet 5G em todos os estádios das Olimpíadas



Enquanto no Brasil o 3G ainda reina como padrão de internet para celulares, o Japão já está pronto para o 5G, praticamente todas as empresas do país já estão com planos bem definidos sobre a implementação deste novo padrão. As Olimpíadas de 2020 em Tóquio são o ponto principal a ser coberto pela nova iniciativa, que deverá funcionar a todo vapor nos estádios da competição.

A grande dificuldade será dar vazão a uma conexão de ultra velocidade sem fio para 14 mil pessoas no mesmo lugar, este é o desafio apresentado às empresas japonesas. A julgar pela qualidade de nossas conexões, dificilmente será possível acessar a internet durante as competições no Rio de Janeiro ano que vem, a infraestrutura de nossas empresas de telefonia parece ser precarizada demais.

O vídeo abaixo, lançado pela operadora japonesa NTT DoCoMo mostra como funcionará o 5G durante as olimpíadas do Japão.



Cada uma das antenas da empresa será capaz de transmitir 5 terabytes por segundo (sim, este número mesmo, não foi um erro), cada estádio deverá receber 5 delas, totalizando 25 terabytes de transmissão. Com elas, será possível que até 65 mil pessoas utilizem seus celulares com a mais alta velocidade, incluindo o streaming de vídeos de 4K para quem quer acompanhar as competições de forma mais intensa, com múltiplos ângulos e replays.

É impressionante como a tecnologia da informação progride em espantosa velocidade. Em apenas 5 anos, será possível a uma multidão assistir a vídeos em Ultra HD com uma latência (atraso) de menos de um milesegundo por pessoa.

No ano passado o presidente da TIM afirmou que a empresa pretende ter 4G em 700 MHz até as olimpíadas de 2016. Ele quer agilizar o processo e minimizar os conflitos, para trazer o mais rápido possível uma rede de maior qualidade aos brasileiros. Vamos torcer que este tipo de tecnologia não leve o dobro de tempo para chegar aqui.

por Catos, fonte: Tudocelular

Nenhum comentário: