Taxistas reclamam de aplicativo, ameaçados de perder clientes.
Em protesto contra o aplicativo, taxistas partiram em comboio de vários locais da cidade rumo ao Aterro do Flamengo, na Zona Sul, por volta das 6h desta sexta. O local é o ponto de encontro para uma carreata que vai até a Prefeitura, na Cidade Nova.
A estratégia de oferecer corridas gratuitas já foi adotada pelo Uber em Belo Horizonte na semana passada. A ação foi um protesto contra casos de agressões cometidas contra passageiros e motoristas que usam o serviço.
Polarização não faz sentido, diz porta-voz do Uber:
O porta-voz do Uber Brasil, Fabio Sabba, disse durante uma entrevista na GloboNews que as pessoas têm que ter o direito de escolher como elas querem transitar pela cidade. Segundo ele, a polarização de táxis contra o Uber não faz sentido.
"A gente sabe que o motorista parceiro do Uber não tem isenção de IPVA quando vai comprar um carro, nem de IPI, ICMS. Ele não precisa de licença porque não é um transporte público, não é uma concessão de transporte público como o táxi é. O Uber na verdade resolveu o problema de assimetria de informação usando tecnologia", afirmou Sabba.
Sabba ressaltou ainda que o motorista que participa do Uber passa por uma checagem de antecedentes criminais em nível estadual e federal e garantiu que os motoristas não são ilegais.
"O motorista também tem uma carteira de habilitação que permite ele exercer função remunerada, então ele é um motorista profissional. Ele também tem um seguro para passageiros, caso aconteça algum tipo de acidente", disse o porta-voz do Uber.
Qual é a diferença entre taxi e os "black cars" (uber):
http://especiais.g1.globo.com/sao-paulo/2015/uber-x-taxi/
por fullmetalchemistry, fonte: G1/Globo
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