sexta-feira, 24 de julho de 2015

Amostra de Uncharted 2 na PS4 deixou-nos esfomeados


Primeiras impressões do Digital Foundry sobre o trabalho do Bluepoint Games na Nathan Drake Collection.
Apesar de existirem preocupações legítimas quanto ao número de remasters nas actuais consolas, ainda temos tempo para os esforços da Sony em trazer para a PlayStation 4 os melhores jogos da PlayStation 3. The Last of Us Remastered funcionou lindamente, a apresentação 1080p60 de God of War 3 é excelente e pelo que vimos da Uncharted Nathan Drake Collection também promete muito. Agora, para nós, tudo que falta é um Killzone 2/3.
Olharemos para God of War 3 Remastered em breve mas entretanto, estamos focados na Nathan Drake Collection e naquele clip gameplay de 1080p60. A Sony enviou-nos o vídeo e cinco imagens, estranhamente renderizadas a 4K - não representam gameplay em tempo real mas são úteis de outras formas. Mesmo em ultra-HD, o detalhe das texturas parece aguentar-se, apesar da geometria e iluminação serem da anterior geração.
Mas é o vídeo que nos entusiasma. Pode ter menos de 4 minutos mas parece confirmar que o Bluepoint Games vai entregar um remaster ao par da excelente versão PS4 de The Last of Us. A cena está cortada em duas secções, indicativa da tradicional mistura de gameplay Uncharted - vemos uma secção inicial a pé, onde o rácio de fotogramas raramente sai dos 60fps, seguida de uma sequência com mais acção, completa com intenso tiroteio e as set-pieces características - algo mais desafiante para o motor.
Discutimos já o desafio de converter os jogos da PS3 para a PS4, olhando para a experiência do Naughty Dog ao converter The Last of Us. Uma conversão directa não iria funcionar: a maioria dos motores de jogo funciona de forma linear - a CPU simula a cena, depois prepara as instruções para a GPU, que depois renderiza a cena antes de a enviar por HDMI. O Naughty Dog não chegaria aos 60fps assim, teve que dividir todo o processo - a CPU produz a lista de comandos GPU para o actual fotograma e ao mesmo tempo trabalha na simulação de jogo para o próximo, maximizando as forças do processamento em paralelo da CPU de oito-núcleos da PS4.


por Richard Leadbetter Fonte: Eurogamer

Nenhum comentário: